Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Hora da make: de olho na validade

Olá meninas, tudo bom?

O assunto de hoje é sério:
Muitas meninas guardam e se apegam a itens de maquiagem como se fosse um tesouro. Mas a verdade é que esse tesouro, diferente de muitos outros, tem prazo de valide e é mais do que importante ficar de olho nesse prazo! Ignorar esses prazos e utilizar maquiagens vencidas pode causar irritações e até problemas dermatológicos sérios! Quer aprender a como identificar se sua make está vencida? Continue acompanhando o post. ;)

Maquiagem para a pele: primer, base, corretivo, pó compacto, blush, bronzer e iluminador
Para esses produtos, a regra é simples: produtos cremosos duram até 6 meses. 
Embalagens escuras e/ou úmidas ou embalagens mais abertas, que fazem com que o produto entre em contato com o ar como mais frequência, favorecem a proliferação de fungos e bactérias.
Já os produtos em pó costumam durar mais: em média, 2 anos. Mas fique de olho na aderência e pigmentação desses produtos. Se o produto começou a perder fixação, esfarelar e não pigmenta tão bem quanto antes, jogue fora!
No caso das bases, a validade pode se estender até 12 meses e, se contiver óleo, pode durar até 18 meses. Mas a regra básica é de que durem 6 meses mesmo. Passando desse prazo, fique de olho na consistência da base e no cheiro, que costuma alterar. E as que contêm óleo na fórmula, quando vencidas, apresentam acúmulo de óleo na superfície, ficando, muitas vezes, até visível, bem nítida, a divisão entre a base e o óleo.

Máscara de cílios e delineador
É regra: depois de abertas, as máscaras de cílios duram 3 meses! As embalagens escuras e úmidas são ambientes perfeitos para proliferação de bactérias. Além disso, o contato contínuo da máscara com o ar facilita ainda mais esse tipo de proliferação!
Portanto, fique de olho! Se a máscara de cílios ficar muito espessa (do jeito que a gente acha que tá bom porque dá mais efeito), jogue fora. Vale a pena também ficar atenta ao cheiro, se estiver forte e desagradável, é sinal de que algo não está bom. Não pense duas vezes antes de descartar.
Uma ótima dica para prolongar a vida útil do seu rímel é fazer movimentos circulares dentro da embalagem antes de retirar para usar, isso impede a entrada de ar.
Assim como as máscaras de cílios, os delineadores líquidos duram pouquíssimo e pelos mesmos motivos. Para identificar se o seu delineador já venceu, fique de olho na pigmentação e textura.
Já os delineadores em gel ou cremosos duram até 6 meses e é muito fácil identificar se estão estragados: está duro e ressecado? Tá na hora de jogar fora!

Lápis para olhos e sobrancelhas
Esses produtinhos duram mais do que os rímeis e delineadores, já que, a cada vez que você aponta o lápis, uma nova superfície aparece. Os lápis para olhos e sobrancelhas possuem uma validade de até 12 meses. Mas é preciso muito cuidado na conservação, para que não acumulem bactérias e fungos, causando irritações e alergias sérias.

Sombras
As sombras cremosas duram em média 6 meses, e, assim como os delineadores em gel e cremosos, quando vencidas, elas mudam de cor e ficam mais duras e ressecadas.
Já as sombras em pó ou compactas, duram até 24 meses, ou seja, 2 anos! E isso porque são mais difíceis de serem contaminadas. Mas, fique atenta: se a sombra começar a não pigmentar, é sinal de que já está vencida!

Batom, gloss e lápis de boca
Os batons e lápis de boca duram em média, 18 meses, e quando já não estão bons, perdem a cremosidade, a pigmentação e  o cheiro característico.
Já os glosses duram, no máximo, seis meses e é muito importante ficar de olho na qualidade desse produto, já que, após ser aplicado nos lábios, o aplicador volta para dentro da embalagem, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

Eu sei que parece muita informação, meninas, mas vale a regra básica: se a textura, pigmentação, cor ou cheiro do seu produto mudou, é sinal de que ele está vencido, portanto, suspenda o uso do produto e jogue fora. Utilizar produtos com a validade vencida pode causa irritação, acne e sérios problemas de pele.

E aí, meninas, gostaram das informações?
Qualquer dúvida, deixe nos comentário!
Um beijo e até a próxima semana,

Nenhum comentário:

Postar um comentário