Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Madeixas: mudança na textura do cabelo

Hello, meninas!
A gente está sempre querendo mudar de visual, né?! E para mudar de visual ou mesmo para lidar com as transformações próprias do cabelo, muitas vezes a mulher acaba prejudicando a saúde dos seus fios, sem saber a origem específica de tantas mudanças. 

De liso a ondulado, de ondulado a cacheado ou mesmo de liso a cacheado: ao longo da vida a textura das madeixas de cada uma pode variar consideravelmente, quer seja naturalmente ou por meio de processos químicos. 
Confira cinco dos possíveis motivos pelos quais estas alterações ocorrem. E, melhor, aprenda a evitá-las! ;)

1. NÍVEIS HORMONAIS DESEQUILIBRADOS SÃO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE VARIAÇÃO DE TEXTURA DOS CABELOS
As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso. Nesta fase, as madeixas ficam, geralmente, mais espessas e brilhantes, devido ao estrogênio, que inibe a queda de cabelo. Mas outros tipos de desiquilíbrio hormonal também podem causar danos à textura capilar, como deixá-la menos densa, mais fraca e, por vezes, também mais seca. 
2. COM A IDADE, OS CABELOS SE TORNAM MAIS ÀSPEROS E SECOS
Naturalmente, a idade também se reflete na saúde e textura dos cabelos. À medida que os anos passam, as glândulas sebáceas do couro cabeludo vão produzindo cada vez menos sebo, o que resulta em fios mais secos e ásperos. Os folículos grisalhos também têm uma estrutura diferente dos mais jovens, e nesta fase a hidratação é indispensável.

3. TRATAMENTOS QUÍMICOS SÃO A CAUSA Nº 1 DAS ALTERAÇÕES NA TEXTURA CAPILAR
Os tratamentos químicos são os motivos primários responsáveis pelas mudanças de textura do cabelo, sendo, curiosamente, aqueles sobre os quais a mulher tem mais controle. Além dos tradicionais alisamentos e permanentes, outros tratamentos, como colorações e oxigenações, mudam a estrutura dos fios, enfraquecendo-a. Para ajudar a devolver o brilho aos cabelos, é recomendado fazer tratamentos de brilho e de reconstrução, e finalizantes à base de silicone são excelentes para o dia a dia.

4. MEDICAMENTOS USADOS AO LONGO DA VIDA TAMBÉM PODEM CAUSAR QUEDA DE CABELO
Geralmente, todos os medicamentos que tomamos têm algum tipo de efeito sobre o nosso exterior, e muitas vezes o cabelo é o primeiro afetado. Produtos comuns como analgésicos, tratamentos para acne e depressão podem parecer inofensivos, mas são uns dos principais responsáveis por questões como queda de cabelo e mudança de textura do folículo. 

5. ALIMENTAÇÃO POBRE EM NUTRIENTES TAMBÉM SE REFLETE NA SAÚDE DOS FIOS
Para preservar os seus fios belos e saudáveis, vale manter uma alimentação diária saudável, rica em zinco, biotina, ferro, vitamina E. As escolhas de cada uma se refletem no exterior - pele, unhas e cabelo - e o abuso de álcool e alimentos processados é um dos principais causadores de fios opacos e sem vida.

E aí, se identificou com alguma? Então fique ligada e corra para tratar!

Um beijo e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário