Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Madeixas: fases de crescimento do cabelo

Hello, meninas!

Hoje vamos falar sobre como nossos cabelos crescem... Afinal de contas, não adianta nada ficar procurando tratamentos para deixá-los melhores e não saber como eles funcionam, né?!
De acordo com pesquisas, todos os dias nós perdemos entre 80 e 100 fios. Isso é absolutamente normal e está relacionado ao fato de cada fio ter seu próprio ciclo de crescimento. Só a perda que exceder 100 fios por dia tem indicação para tratamento médico eficaz.


O ciclo de crescimento de um fio consiste em três fases sucessivas: a fase de crescimento, a fase de transição e a fase de repouso. Para que haja cabelo suficiente em sua cabeça, aproximadamente 85% dos fios sempre estão na fase de crescimento (anágena) e apenas 14%, na fase de repouso (telógena). Se essa proporção entrar em desequilíbrio, as consequências podem ser desagradáveis: cai mais cabelo que o que pode voltar a crescer, provocando uma perda visível de cabelo.

1. A fase de crescimento (fase anágena) – crucial para uma cabeleira cheia e saudável
A fase de crescimento dura entre dois e seis anos e é a fase essencial para a formação de cabelo saudável. Durante esse tempo, o metabolismo da raiz é bastante ativo e garante a rápida divisão das células capilares: novo cabelo se forma e cresce.
Na fase de crescimento, o cabelo é particularmente sensível. Estresse, doenças e deficiências nutricionais podem fazer cessar a atividade da raiz do cabelo e limitar a fase de crescimento. Por isso, a proporção natural de fios anágenos e telógenos se desequilibra, e o cabelo começa a cair cada vez mais.

2.  A fase de transição (fase catágena)
Ao fim da fase de crescimento, segue-se a fase de transição, que dura apenas algumas semanas. A divisão das células capilares declina, e a raiz reduz-se a mais ou menos 1/3 do tamanho original. O cabelo se solta da raiz e sobe para o couro cabeludo.


3.  A fase de repouso (fase telógena)
A fase de repouso, que dura de três a quatro meses, é o período no qual o cabelo cai, tanto por si só quanto empurrado para fora pelo cabelo que começa a crescer, para dar início a um novo ciclo de crescimento.

4.  Qual a relação entre as fases de crescimento e a queda de cabelo?
No cabelo saudável, há um equilíbrio natural entre o cabelo anágeno que cresce e o telógeno que cai. Quando há alguma perturbação no ciclo de crescimento, muitos fios entram prematuramente na fase telógena e a proporção se altera, de modo que mais fios passam a cair que o que podem voltar a crescer.
O objetivo de um tratamento contra queda deve, portanto, ser restabelecer o equilíbrio natural e fazer o cabelo que está caindo voltar à fase de crescimento.
Entretanto, como o cabelo só cresce cerca de um centímetro por mês, a conclusão do tratamento pode exigir de 3 a 6 meses, como acontece com toda terapia de combate à queda de cabelo.

Então, essas informações nos ajudam a entender melhor os ciclos pelos quais nossas madeixas passam... Mas sempre devemos cuidar muito bem delas! ;)
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário