Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Madeixas: cabelo impecável mesmo no inverno

Não tem jeito, basta a temperatura começar a cair para que seu cabelo necessite de um aporte maior de produtos para manter os fios no lugar. E não é para menos, pois o frizz vira o centro das atenções com qualquer chuvisco. Sem contar que, como não dá para sair de casa com o cabelo molhado, o jeito é secar com o secador e, como você não tem experiência, o resultado são fios ainda mais ressecados.
Tudo isso sem contar que o cabelo perde brilho, maciez e hidratação. Para ajudá-la na missão de encontrar o produto ideal para a sua queixa e o seu tipo de cabelo, vamos indicar quais substâncias você deve priorizar na hora da compra e como usar determinados produtos, para que suas madeixas permaneçam impecáveis. ;)

CABELO SECO
Este tipo sofre em todas as estações do ano se não for bem hidratado e nutrido, mas no inverno, em especial, ele aparenta estar ainda mais ressecado, opaco e sem vida. Existem hoje, no mercado, uma infinidade de tratamentos que podem ser feitos em casa, tais como máscaras hidratantes ou reconstrutoras (uma vez por semana). Se o cabelo estiver muito ressecado, prefira máscaras à base de óleo de coco, argan, ojon e macadâmia, além da semente de uva. Para os quimicamente tratados, as máscaras mais indicadas são as que contêm aminoácidos da seda, proteínas do trigo e queratina.



Fios secos nas pontas e oleosos na raiz devem ser hidratados também, porém somente nas pontas. Se seu cabelo é fino e com couro cabeludo oleoso e, por esta razão, você lava a cabeça diariamente, proteja as pontas com uma máscara ou condicionador antes de lavar. Assim, evita que elas ressequem. Um aliado fundamental dos fios é o termoprotetor. O produto termoativado é essencial antes do uso do secador e da prancha, pois, com o calor, ele ativa a proteção na fibra capilar.

EXCESSO DE FRIZZ
Para prevenir e combater o frizz, os cuidados começam desde a lavagem. Evite lavar o cabelo com água muito quente, mesmo nos dias mais frios. E lembre-se de lavar o couro cabeludo com massagens com os dedos, para ativar a oxigenação e a circulação sanguínea.
Mas evite fricções fortes com a unha no couro cabeludo.
Na hora da lavagem, é importante que se aplique o condicionador apenas nas pontas. Massageie e deixe agir por três minutos e enxágue. Evite torcer os fios. Apenas seque-os com uma toalha felpuda (sem esfregar) e aplique um finalizador, que pode ser um leave-in, ativador de cachos ou um protetor térmico, caso vá secar com secador ou com o difusor.
Para quem não larga o secador a cada lavagem, os produtos termoativados são fundamentais para este fim, pois protegem tanto do calor do secador e da prancha, como evitam que os fios fiquem desidratados e armem.
Quem tem cabelo cacheado, ondulado ou afro deve – além de hidratar semanalmente – fazer uso de leave-in e reparador de pontas, se a intenção for deixá-lo secar naturalmente. Agora, se for secar com o difusor ou secador, aplica-se o protetor térmico hidratante e, depois de seco, deve-se usar um leave-in ou reparador de pontas, soltando os cachos com os dedos. Assim, o cabelo fica com um aspecto natural e, ao mesmo tempo, hidratado e sem frizz.

FIOS OPACOS E SEM VIDA
Cabelo macio e hidratado é sinônimo de brilho, sedosidade e maleabilidade. O problema é que esse efeito é difícil de aparecer, principalmente nos dias cinzentos ou chuvosos. A aparência é sempre de madeixas opacas e sem vida.

Agora, se você é daquelas que faz tudo direitinho, hidrata o cabelo semanalmente – ou a cada 15 dias, dependendo do seu tipo de fio –, não esquece de usar o finalizador específico, mas, ainda assim, as medeixas não refletem luz, pode faltar apenas um ingrediente que devolva o que o seu cabelo precisa: um cosmético que ative o brilho.
Esse tipo de produto devolve a luminosidade que os fios precisam sem ser apenas uma maquiagem. Muitas vezes, a tintura ou até mesmo as mechas, além de ressecarem os fios, vão tirando deles o brilho e a sedosidade que tinham quando você saiu do salão. O spray de brilho tem, em sua fórmula, na maioria dos casos, uma base de silicone. Por essa razão, eles disfarçam a opacidade, deixando um aspecto saudável temporário.
Porém, existem aqueles que também possuem ingredientes hidratantes – e esses, claro, são os mais indicados para o uso no dia-a-dia. Mas eles não substituem a hidratação, apenas complementam.
Outro ponto importante é que menos é sempre mais: Usar pouca quantidade de produto, aplicando nas mãos e só depois espalhando pelo comprimento e pontas, é o correto para não errar e trocar um resultado sedoso e brilhante por fios oleosos e pesados.
Diquinha: Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma garrafa de água mineral (1500 ml). Ao fim da lavagem dos fios, faça o último enxágue com esta água. Ela ajuda a deixar as madeixas sedosas e brilhante. ;)

Então, é isso meninas... Vamos aproveitar o friozinho gostoso, mas sem deixar nossos cabelos acabados!
Um beijo, bom começo de semana e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário