Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Decor: Inovando a arquitetura sustentável

Olá, gente!

O mundo se abre para a arquitetura sustentável, no entanto, está certo que muitas das ações e iniciativas ainda são um pouco "tímidas", o que não nega que as discussões sobre o futuro do planeta estão cada vez mais presentes dentro da conversa entre amigos e família. Ah, você duvida que tenha muita gente por aí fazendo alguma coisa para deixar o mundo mais agradável? 

Pois quando o assunto é arquitetura, há muitos projetos interessantes que visam à eficiência energética, a comodidade e claro, a sustentabilidade. Aqui separamos exemplos bem legais e que servem de inspiração para você, mesmo que minimamente, fazer a sua parte. ;)

Green Screen House, de Hideo Kumaki Architect Office
A área verde e natural é o principal diferencial desta casa construída em Saitama, Japão. A tela ‘viva’ e curva é composta de folhas e raízes, sendo previamente pensada para proporcionar uma brisa natural e sombra para uma área de grande incidência solar. Assim, com um ambiente fresquinho, é possível economizar energia e criar um espaço bem cômodo para os visitantes e moradores.
Dentro da casa é possível perceber a inserção de cores alegres e paredes sem ângulo reto para dar aquela sensação de continuidade e movimento. Mas você pode se perguntar: e no inverno? Sim, nas estações mais frias do ano – o que lá no Japão é entre os meses de novembro e abril – a vegetação seca, dá lugar aos galhos. Então, a ‘cara’ da casa nunca é a mesma, pois conforme a vegetação se transforma, a casa também irá.




Apartamento Apinagés, de Zoom Arquitetura
Este apartamento localizado em São Paulo pertence a um jovem casal. A reforma consistiu, principalmente, em aproveitar os espaços e a iluminação advinda das janelas e da varanda. Para isso, procurou-se integrar os espaços e dispor os móveis um pouco mais longe um do outro. As portas de vidro e janelas grandes facilitam a iluminação e circulação do ar.
A cozinha, a área social e a varanda formam um único ambiente, sem falar na decoração descontraída, com partes da parede em concreto bruto e com a cara do casal. Um detalhe interessante são os armários, que dispensam os puxadores, pois contam com perfurações.




Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, de Renzo Piano
Este projeto focado na arquitetura sustentável foi planejado pelo arquiteto italiano Renzo Piano. Localizado na Ilha de Nova Caledônia, no Pacífico Sul, o projeto é pioneiro quando o assunto é sustentabilidade. O profissional procurou integrar os pavilhões com a natureza, mantendo-os frescos e aproveitando de diversas formas a luz natural.
O que impressiona é o design do projeto, totalmente diferente de construções convencionais, onde o que predomina são as linhas retas. No local, encontram-se instalações culturais que incentivam a prática da dança, escultura, leitura.



E você, conhece algum projeto de arquitetura sustentável? Divida com a gente comentando abaixo!

Fonte: Blog Chave Fácil.
Imagens: Wiki Arquitectura, Zoom Arquitetura, Arch Daily, Ciclo Vivo.

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário