Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Decor: Enfeitando com almofadas

Fofinhas, macias, lisas, estampadas, quadradas, redondas, grandes, pequenas... As almofadas são itens coringas para personalizar a sua decoração de maneiras distintas. Elas existem de vários tamanhos e formatos e o mais interessante é que não precisa de grandes quantidades para renovar o ambiente desejado. Prático, rápido e funcional, apenas troque a sua capa e terás uma almofada novinha! 

Acompanhe esta matéria, e aprenda alguns truques para decorar bem, utilizando estes objetos extremamente confortáveis. Escolha o seu entre 5 estilos para se inspirar e dê um toque todo seu na sua casa! ;)

Decoração moderna: opte sempre por quantidades ímpares de almofadas (3, 5, 7...), posicione sempre juntas , pois comparadas ao numero par, as ímpares sempre se destacam mais. Dê preferência para este estilo utilizando almofadas grandes em formato quadrado ou retangular. Utilize capas com tecidos como algodão e o linho, pois são perfeitos para exibirem cores fortes e padrões geométricos. Assim, elas tornarão elementos de personalidades ao seu ambiente e dotarão de muitos olhares e elogios.

Decoração clássica: este estilo requer um cuidado nas escolhas mais simétricas e formais. A opção por números de almofadas pares (4, 6,...) é o ideal. O interessante é que o tamanho seja visualmente adequada para a peça que adornam; não pode ser muito pequena para o local, nem muito grande. Neste estilo, os tecidos deverão ser ricos em estampas florais, adamascados, cornucópias, xadrez, listados e monogramas, mas não todas as estampas ao mesmo tempo. Brinque com as combinações de cores e texturas (veludo, seda, tafetá...). Também podem ser usados formatos redondos, desde que seja em número par.

Decoração contemporânea: a predominância de formas geométricas quadradas e retangulares, cores solidas , tecidos mais neutros  e a concordância de disposição dos elementos que adornam as almofadas são características do estilo contemporâneo. Importante optar por almofadas em números pares e posicionada em grupos pares nas extremidades. Pode ser colocada em tons e cores diferentes, desde que a predominância seja o neutro e as cores sempre sólidas. 



Decoração eclética: nesse estilo, a escolha das estampas, posições e das almofadas irá refletir diretamente a personalidade neste ambiente, pois ele se define pela sua diversidade e excentricidade, onde, aparentemente, no primeiro momento, nada se combina. A vantagem desse estilo único é que permite conseguir diversos estilos descontraídos. 
Uma dica importantes é optar por almofadas de diferentes tamanhos, grandes, em números ímpares, mas expostas em grupos separados. Por exemplo, três em uma extremidade do sofá e outras duas nas outra extremidade.

Decoração romântica: aqui você pode optar por almofadas quadradas e/ou redondinhas, com estampas grandes e claras nas quadradas, em tons nude e com muitas aplicações do mesmo tecido e cor nas capas das redondas. Neste, caso opte por número par (4 ou 6) e em grupos a cada extremidade do sofá.


Dicas extras:

Verão: opte por capas cujos tecidos sejam mais frescos e de tons mais claros. 
Inverno: capas de tons mais escuros, tecidos quentes, robustos e aconchegantes.
Test-drive: na dúvida se deve ou não mudar os tons das paredes e de toda a decoração, comece mudando as cores das capas da almofadas... Elas são cobaias perfeitas. Desta forma, você estuda mais sobre a cor que deseja mudar, além de ser uma forma mais econômica e reversível caso mude de ideia.
Criatividade: seja criativa e utilize almofadas para decorar locais inesperados: sobre um banco  na área externa do seu jardim, num lavabo, ao lado da lareira, em lugares para leitura no escritório, empilhadas no chão num canto do corredor ou nas cadeiras da cozinha...


Paletas de cores: em lugares definidos por cores neutras e/ou monocromáticas, insira no contexto almofadas de uma cor sólida e dramática para um toque requintado e exuberante.
Evite combinar as cores das almofadas com cores de objetos que adornam. O interesse é transformar as almofadas em cores complementares que, de alguma forma, tenham um ponto de partida dentro de todo contexto.

Onde comprar:


Mais dicas de decoração como esta, acesse o blog Seu Jeito | Sua Casa, você irá amar!
Beijos e até semana que vem,

Nenhum comentário:

Postar um comentário