Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Saúde & Fitness: Spinning

Olá meninas, falarei hoje sobre os benefícios das aulas de spinning ou bike indoor, você conhece? É aquela aula onde pedalamos, pedalamos, pedalamos e não saímos do lugar, rs. Porém, gasta muita calorias e auxilia bastante na perda de peso! 


A proposta é simples, você faz um treino que dura em média 45 minutos e tem um elevado gasto calórico. Não gosto muito de fornecer número de calorias queimadas, pois isto varia bastante de acordo com a individualidade biológica de cada um, mas muitas pessoas afirmam que o spinning queima mais de 600 calorias em uma sessão, sem contar as calorias gastas no pós-treino. Resumindo, ele pode, sim, ser muito eficiente para o emagrecimento.
Os benefícios da prática regular de spinning são, por exemplo, a ativação cardiorrespiratória, o fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. A atividade contribui, ainda, para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas. Com tantos benefícios, é de se entender porque o ciclismo indoor se consagrou no horário nobre das academias.
Se você está começando agora, a dica é usar uma bermuda acolchoada, ou levar um banco de gel. O selim da bicicleta é muito duro e estreito para quem não está acostumado.

Hora de regular a bike
Primeiro, coloque o banco na altura dos seus ossinhos do quadril. Depois, certifique-se que ele não está muito para frente nem para trás. Para isso, sente-se no banco, com os pés paralelos ao chão, e veja se seus joelhos ficam alinhados com o tornozelo. Regular o guidão também é fácil. A distância dele para o banco deve ser do mesmo comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Lembrando que o guidão deve ficar sempre mais alto que o banco. Depois, suba na bike e verifique se falta algum ajuste. E, lembre-se: a maior parte das lesões está relacionada a má regulagem do equipamento.

As aulas de spinning são frequentadas por homens e mulheres, entre 15 e 60 anos, que demonstram um perfil ativo e buscam uma atividade com grande dispêndio de energia física. Mas atenção às contra-indicações: Não devem encarar o exercício pessoas que tem problemas cardíacos severos e elevados graus de comprometimento dos joelhos e coluna. Se praticar spinning de duas a três vezes por semana, você verá os resultados mais significativos a partir dos dois meses.

Acessórios
Tenha sempre à mão uma toalhinha, para enxugar as mãos e evitar que elas escorreguem no guidão. Também carregue uma garrafinha com água ou isotônico para se reidratar. Essa segunda opção repõe os sais minerais e carboidratos perdidos durante o exercício, dando mais disposição aos atletas. Mas se sua intenção é perder peso, lembre-se: a bebida é calórica. Também vale a pena investir em um frequencímetro, uma espécie de cinto, colocado na cintura, que mede os batimentos cardíacos. Assim, fica mais fácil saber se você está na zona-alvo, para queima de gorduras. 

Bom, meninas, agora que vocês estão por dentro de tudo das aulas de spinning, já podemos começar a praticar né?! Além de emagrecer, melhorar circulação sanguínea entre outros benefícios já citados, ele ainda ajuda a fortalecer e tonificar pernas e glúteos, o que é ótimo, não?! ;)
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário