Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Saúde & Fitness: Suplementos x Anabolizantes

Olá, meninas!
Hoje, resolvi falar sobre a diferença entre suplementos e anabolizantes porque vai chegando a época de verão e as pessoas querem ver resultados rápidos e acabam recorrendo aos anabolizantes, sem pensar nos problemas posteriores...


Então, vamos lá:

Suplementos alimentares e anabolizantes podem ser confundidos, e isso pode causar danos à saúde, e também medo em algumas pessoas que preferem evitar o uso dos suplementos.
Os suplementos alimentares são indicados para pessoas saudáveis, que possuem carência de algum tipo de nutriente e que estão em busca de melhor rendimento nas atividades físicas. A fabricação dos suplementos é feita com base nos próprios alimentos por indústrias de alimentos. Além do que são considerados pela ANVISA alimentos com alto valor biológico e nutricional.
O uso de suplementos é feito na maioria das vezes por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumentar o rendimento e diminuir o tempo de recuperação dos músculos. Mas especialistas recomendam que os suplementos alimentares não devam substituir totalmente uma alimentação e nem servir como dietas.


Já os anabolizantes são fabricados para proporcionar o aumento de testosterona (hormônio masculino), e só são indicados em casos muito específicos por profissionais da saúde. É substância sintética produzida por indústrias farmacêuticas.

Em busca de resultados rápidos, como o ganho de massa muscular, muitas pessoas recorrem ao uso de anabolizantes, mas os usos indevidos dessas substâncias podem levar à morte. 
Nos últimos anos surgiu a moda do corpo escultural, cheio de definições, e o que antes era mais comum para homens, agora mulheres também estão à procura desse padrão de beleza.
Para obter um rápido resultado, muitos aderem aos anabolizantes esteroides, o problema está nas consequências que eles têm na saúde da pessoa. Os primeiros resultados do uso, aparentemente são um sonho: o corpo fica com a aparência musculosa, deixando o usuário satisfeito. O maior problema está depois, pois esse músculo que se forma, nada mais é do que um inchaço, e esse inchaço não dura muito, o que faz a pessoa se tornar um usuário, para estar sempre obtendo o resultado desejado.
Os efeitos desse uso são muitos, tanto físicos, quanto psicológicos, e os órgãos mais afetados são os rins e coração.

Vamos ver alguns efeitos colaterais provocados pelos anabolizantes esteroides:
-Enfraquecimento do sistema imunitário, causando lesões hepáticas, insuficiência renal e embolia pulmonar;
-Alto risco de um ataque cardíaco;
-Acidente Vascular cerebral;
-Câncer;
-Problemas psicológicos, como agressão, depressão, alterações de humor etc;
-Limitação da produção natural do hormônio (o que interfere no crescimento esquelético e muscular);
-Em homens: Calvície, hipogonadismo, crescimento da mama e infertilidade;
-Em mulheres: voz mais grave, o aumento do clitóris, desregulação do ciclo menstrual, aumento de pêlos e queda de cabelo/calvície;
- Doenças cardíacas, acne, hipertensão, agressividade, danos aos rins e ao fígado em ambos.

O coração é um músculo que sofre gravemente com o uso de anabolizante. O esteroide faz com que a fibra cresça e o coração vai ficando maior, dificultando a irrigação de sangue e perdendo a potência nos batimentos.
Esses são alguns dos efeitos do uso do medicamento de forma errada, e dependendo da pessoa, em menos ou mais tempo, pode levar à morte (será que vale mesmo a pena usar?).

Muitas vezes Suplementos Alimentares são confundidos com Esteroides, cuidado, são dois produtos bem diferentes. Como o próprio nome já diz, suplementos adicionam/complementam nutrientes à dieta, aqueles que, às vezes, o corpo não recebe na quantidade ideal.
Suplementos são saudáveis e não provocam mudanças negativas ao metabolismo, o resultado vem a longo prazo de forma saudável, mas sempre procure um nutricionista antes, para que ele indique um de acordo com o seu perfil e suas metas.

Fique ligado nas consequências e faça a escolha saudável e correta... Nossa saúde é nosso maior patrimônio. ;)
Não procurem o fácil e rápido! Vamos devagar, praticando atividade física e uma boa alimentação.
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário