Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Saúde & Fitness: Carboidratos de baixo teor glicêmico

Olá, meninas, hoje falaremos um pouco sobre os carboidratos.
Muitas pessoas falam que devemos fazer dieta e cortar os carboidratos, porém, muitos não sabem que existem carboidratos bons, com baixo teor glicêmico, que nada mais são do que alimentos comuns, que ajudam na dieta, pois possuem números elevados em fibras e tem uma sensação de saciedade durante maior tempo, o que, para os fominhas de plantão, é ótimo! Rs

Você pensa em começar o regime e uma tela se acende em sua mente dizendo Corte carboidratos, corte carboidratos!. Ela pisca freneticamente, eliminando massas, pães e arroz do cardápio. Passa um, três, sete dias e você desiste. Isso pode mudar com a dieta do baixo índice glicêmico (capacidade de um alimento de elevar o açúcar no sangue). Nela, você elimina até 4 kg no mês, comendo carboidratos complexos (ou integrais). “Eles têm digestão mais lenta, liberam menos açúcar no sangue e são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade por mais tempo.

Por que emagrece?
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras. Além de limparem o organismo, dão energia, ou seja, não deixam o corpo "desanimado" durante a dieta. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico, contribuem para o aumento de peso. O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que você fique com fome pouco tempo depois de ingeri-los.

Veja o que você pode comer:
Os alimentos que possuem índice glicêmico (também chamado de IG) com valor igual ou menor que 55 são parceiros da dieta, já os que possuem IG acima de 56, atrapalham o emagrecimento, se consumidos além da conta. Inclua uma porção de alimento de baixo IG nas três refeições principais do dia. Uma porção é igual a 1 fruta, 2 colheres (sopa) de arroz ou 4 colheres (sopa) para todos os outros itens da lista. Legumes e verduras podem ser consumidos à vontade! ;)

Até 55 (baixo índice glicêmico)
Cenoura crua (16)
Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20)
Lentilhas (38)
Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39)
Batata-doce e feijão-manteiga (44)
Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48)
Maçã (52)
Aveia (55)
Amendoim (21)

Entre 56 e 69 (médio índice)
Suco de maçã (58)
Espaguete (59)
Laranja (62)
Pêssego em lata (67)
Arroz parboilizado (68)
Feijão cozido (69)
Biscoito de água (69)

Acima de 70 (alto índice)
Pão branco (100)
Mel (104)
Trigo cozido (105)
Batata frita (107)
Tapioca (115)
Batata cozida (121)
Chocolate (84)
Bolos (87)

Então, meninas, essa foi nossa dica de hoje! Nem todo carboidrato é ruim, é só saber escolher!
Para esclarecer maiores dúvidas, procure um(a) nutricionista.
Tchauzinho, até semana que vem =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário