Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Saúde & fitness: Mitos e verdades sobre os abdominais

Olá meninas!

Hoje nós falaremos sobre os mitos e verdades sobre os abdominais!
Geralmente, homens e mulheres possuem objetivos diferentes nos treinos: eles querem ter um peitoral que impõe respeito e pelo menos 40 centímetros de braço; elas já pensam em diminuir o culote, aumentar o bumbum e fortalecer o “bracinho do tchau”. Mas existe um grupo muscular que preocupa ambos os sexos, o abdômen! Para ter uma barriga de tanquinho, deve-se dedicar tempo e esforço num treinamento com exercícios específicos (supra, infra, oblíquo…), para atingir todos os músculos que constituem o grupo.

Por esses e outros mitos que foram surgindo com os anos, que aconselhamos fortemente o acompanhamento de um professor sempre que for realizar alguma atividade física. Não acredite em sites que não são confiáveis, perfis de redes sociais ou no seu amigo que jura que pesquisou! Sempre que tiver em dúvida sobre alguma questão, pergunte a um profissional.

Como existem vários detalhes na execução e acompanhamento do treinamento para o abdômen, muitos mitos foram surgindo ao longo dos anos. Vamos vê-los...

Devo fazer muitas repetições para o abdômen ficar forte. Mito!
O músculo abdominal é igual a qualquer outro. Se deseja torná-lo mais forte precisará de uma carga progressiva, sempre. Portanto, assim como o desenvolvimento de qualquer músculo, para fortalecer o abdômen é preciso desenvolvê-lo, ou seja, aumente a carga.

Fazer abdominal queima gordura localizada. Mito!
O exercício abdominal queima calorias, contribuindo, assim, com a perda de gordura geral, incluindo a região do abdômen e não somente este local. A queima de calorias é sempre geral, o que pode acontecer é a confusão com a hipertrofia, que desenvolve um ou mais músculos isolados.

Faça abdominal todos os dias, pois é um músculo que se recupera rápida. Mito!
A recuperação da musculatura abdominal é igual a todas as outras e está relacionada ao tipo de treino realizado. Isto é, um treino com foco na hipertrofia necessitará de 48h à 72h de recuperação, já um treino para aumentar a resistência, entre 24h e 36h. Você pode até treinar todos os dias o abdômen, mas tente alternar entre os exercícios que trabalham diferentes músculos.

Abdominal é fundamental para estabilização do tronco. Verdade!
Todos os músculos associados ao tronco auxiliam na estabilização do mesmo. Porém, os músculos abdominais são imprescindíveis no equilíbrio da coluna lombar e da cintura pélvica. A musculatura abdominal fortalecida, juntamente ao assoalho pélvico e as costas, formam uma caixa protetora para os órgãos, além de dar maior estabilidade para os movimentos das pernas, braços e cabeça durante as atividades do dia-a-dia e também as esportivas.

Fortalecer o abdômen previne dores nas costas. Verdade!
 Uma musculatura abdominal fortalecida, principalmente se tratando dos músculos transverso abdominal, oblíquo interno, reto abdominal e oblíquo externo, auxilia na distribuição da carga sobre a região lombar. Isso porque a coluna vertebral, com a musculatura em dia, consegue manter sua curvatura natural preservada.

Devo trabalhar o abdômen em contrações estáticas e dinâmicas. Verdade!
Existem músculos do abdômen que são ativados mais na manutenção da postura, logo, trabalham de forma estática, e outros que são ativados para realizar movimentos, portanto, de forma dinâmica. O trabalho equilibrado de forma estática e dinâmica pode favorecer o desenvolvimento mais global da musculatura abdominal. Caso tenha dúvidas: exercícios dinâmicos são todos aqueles feitos com repetições de movimentos, os estáticos são de sustentação e postura (ex.: prancha).

O fortalecimento do abdominal deve ser prioridade no início de um programa de atividades. Verdade!
O fortalecimento do abdômen deve ser prioridade no início de um programa de atividades/treino. Verdade!
Nem sempre as pessoas dão a importância devida aos exercícios abdominais, geralmente deixando-os para o fim do treino. Alguns espertinhos dão a famosa desculpa de que se não tiver tempo para fazê-los na academia, podem realizá-los em casa, o que nem sempre é uma verdade. Mas essa prática não é ideal, pois o treino abdominal no início de um programa fortalecerá o tronco que, por sua vez, auxiliará na distribuição das cargas durante todo o treinamento, principalmente nos movimentos com pesos distantes do centro do corpo. 

Então é isso ai meninas, vamos malhar nosso abdômen e bons treinos para todas!
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário