Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Saúde & Fitness: A água e alguns dos seus benefícios

Olá, meninas! 
Nosso assunto de hoje será: Qual a importância de bebermos água?

Vamos falar de algo que muitas pessoas ignoram, porém, que pode fazer grandes diferenças em nossas vidas. Muitas pessoas não sabem a importância da água em nosso organismo, mas vocês sabiam que, depois do oxigênio, a água é o segundo fator de manutenção da nossa vida?
Muita gente faz uma dieta balanceada, sua na academia etc com o objetivo do corpinho dos sonhos, porém, grande parte dessas pessoas esquecem de consumir algo vital a nossa saúde: a água. É comum falarmos com algumas pessoas e perguntarmos se elas beberam aguá durante um dia inteiro e elas nos responderem que não... Existem, também, pessoas que não sentem muita sede, então, acham normal não beber aguá ou até mesmo ingerirem pouca quantidade.
Ela é a substância mais abundante no corpo humano, componente essencial a todos os tecidos do organismo. Sem água, o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias! Uma nota importante: Seu organismo consegue ficar mais tempo sem ingerir alimentos do que sem ingerir água. A demanda do organismo para água é bem maior que para alimentos!


Ainda não se convenceu?! Ok... Keep reading.

+9 motivos para beber água

1- Melhor digestão
A água ajuda na digestão de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2- Unhas e cabelos bonitos
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar as células, e, consequentemente, nas extremidades como pele e unhas. Por outro lado, bem hidratado, sua pele fica bonita, cabelos e unhas fortes. 

3- Combate ao inchaço
Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio, que é responsável pelo inchaço!

4- Redução de infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue; mantendo, assim, a defesa do organismo.

5- Regulagem da temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte melhor ao ambiente atual.

6- Menos câimbras e contusões 
O melhor desempenho nas atividades físicas ocorre porque as fibras musculares ficam "azeitadas", deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de câimbras e contusões.

7- Desintoxicação e prevenção da celulite
Grande parte das toxinas do nosso organismo são expulsas através da urina e do suor que produzimos. Por dia, eliminamos cerca de 1L e meio de urina e o equivalente a um copo de água de transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e sua saúde ficam comprometidos. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto faz uma melhora na circulação sanguínea, que acaba prevenindo o aparecimento das temidas celulites.

8- Ajuda no emagrecimento
Isso acontece principalmente quando ela é ingerida com fibras solúveis (encontradas nas frutas, aveia etc). Em contato com a água, as fibras incham, absorvendo a água como uma esponja, dando, assim, uma sensação de saciedade. A água também pode "enganar" o estômago durante um tempo com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome volta. 

9- Melhora na absorção dos nutrientes
Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam de água. É o caso da Vitamina C e do Complexo B, que reforçam nossas defesas.

Então meninas, nossa dica de hoje é uma coisa suuuper fácil de fazer e que faz uma diferença danada na nossa saúde, como vocês viram.
Não esqueçam de beber água! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário