Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Maquiagem: Cuidados com a pele

Olá, meninas!!

Vamos falar de cuidados com a pele? Muitas de nós, no "calor da emoção" de nos prepararmos para sair, acabamos fazendo a besteira de começar a maquiagem pela base, não é? E nos sentimos demais quando começamos pelo primer! Mas isso está longe de estar certo. Antes de começar qualquer rotina de "pintura", nosso rosto tem que estar bem preparado para evitar reações aos produtos que usamos, para ser protegido e também para reter melhor os pigmentos.


Então, vamos começar! Vou separar por etapas para que o entendimento e acompanhamento das práticas sejam mais fáceis. As etapas passadas abaixo são para serem feitas antes e depois da aplicação da maquiagem.

Antes e depois da maquiagem é preciso fazer o que é chamado de higienização da pele: limpar (*1), esfoliar (*2), tonificar (*3) e hidratar (*4). higienização da pele é um tratamento básico, indicado para remover não só as impurezas, mas também as células mortas que há em sua superfície, pois elas constituem uma barreira indesejável em todos os tipos de pele.

*1: Limpeza: O sabonete deve ser escolhido de acordo com tipo de pele. Ele pode ser encontrado nas formas líquida, em barra ou cremosa - a diferença está nos princípios ativos usados em cada composição. Para profissionais, o mais indicado é escolher a versão líquida, para evitar contaminação do produto. A loção precisa ser aplicada sobre o rosto umedecido, com movimentos circulares de baixo para cima. Será melhor se for utilizada água fria para limpeza. #Dica: Excesso de produto não significa que a pele está mais limpa.

*2: Esfoliação: A esfoliação é uma etapa à parte, pois não é recomendado fazê-la diariamente. Esta etapa utiliza agentes adstringentes para limpar o rosto com ainda mais profundidade. A recomendação é colocá-lo em prática apenas uma vez por semana, ou duas, no caso de quem tem pele muito oleosa. #Dica: Quem possui muitas lesões de acne na face não deve fazer esfoliação, para não agravar ainda mais o quadro inflamatório.

*3: Tonificação: Essa etapa é fundamental para eliminar toxinas em profundidade, melhorar a microcirculação, devolver o pH natural da pele e, ainda, preparar a pele para receber o hidratante. Pular essa fase coloca em risco toda a limpeza realizada, já que com os poros dilatados a tendência é que surjam mais cravos e espinhas. A aplicação deve ser feita com os mesmos movimentos indicados para o sabonete. #Dica: Uma alternativa eficaz aos tônicos para quem tem a pele mais sensível é a água termal. Isso porque ela é rica em sais minerais. O cuidado na escolha do produto também vale, em especial, para aquelas que têm pele oleosa. As versões de tônicos com excesso de álcool prejudicam o rosto, pois também provocam o efeito-rebote, já que ressecam demais a epiderme (camada superficial da pele);

*4: Hidratação: O quarto passo (ou terceiro, diariamente) é a hidratação, e para peles oleosas também é necessário fazer esta etapa. O produto repõe os nutrientes da pele, protege de agressões e dá um brilho especial à aparência. É possível encontrá-lo em várias versões: creme, loção, gel, entre outros. #Dica: Na hora de escolher, as características da pele devem ser analisadas. Existem hidratantes para cada tipo de pele, mas também existem aqueles para todos os tipos de pele.

Proteção solar: É uma loção, spray ou produto típico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele. Eu nem preciso dizer que isso é fundamental no dia-a-dia, né, pessoal. #Dica: Quem tem pele sensível ou alergia à excesso de produto, é bom utilizar um hidratante que já possua FPS (Fator de Proteção Solar) em sua composição.

Primer: após a limpeza, utilize um primer para fechar os poros abertos mais visíveis, atenuar as linhas de expressão e também fixar a maquiagem. Se você não tiver esse produto em casa, uma boa dica é enrolar um cubo de gelo numa toalha e passar pelo rosto. O resultado é semelhante ao do cosmético.

Base: escolha uma base sempre testando a tonalidade no pescoço e rosto. Aplique de baixo para cima com movimentos leves e circulares.

Corretivo: se for necessário, aplique-o (sempre o indicado para o seu tipo de pele) direto nas imperfeições. Caso tenha olheiras mais escuras, passe um corretivo cremoso amarelo misturado com a base para ficar mais natural. Espinhas: utilize corretivo na tonalidade verde, sempre misturando com a base.

Pó: para finalizar, passe um pó, os translúcidos costumam ficar bem em qualquer tipo de cútis. Faça a aplicação com um pincel sempre em movimentos circulares.

Prontinho! Está pronta para sair arrasando por ai... Mas não se esqueça de tirar a make quando for dormir, é de extrema importância para mantes sua pele sempre jovem, bonita e saudável. ;)
Para isso, repita todo o processo de higienização porém com uma dica minha: usar lencinhos umedecidos para a remoção da maquiagem, ele não vai tirar por completo a maquiagem, por isso, o restante do processo é indispensável para uma pele totalmente limpa e tonificada. 


Já que estamos falando da preparação da pele para sempre mante-la saudável, quero indicar pra vocês um curso sobre esse assunto que vale suuuper à pena: Cuidados com a pele. Pra saber mais, e so clicar aqui!

Beijinhoss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário