Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Madeixas: Como evitar cabelos oleosos

Os cabelos nem secaram direto e o efeito oleoso já pode ser visto à distância... Ele acaba com o volume, deixa um aspecto gorduroso e o visual desleixado. Quem sofre com a oleosidade excessiva nos fios enfrenta tudo isso diariamente, e o difícil mesmo é encontrar uma receita que funcione. Não adianta inventar muito, o certo é seguir essas 10 dicas e evitar que seus cabelos fiquem com aquele aspecto horroroso que acaba com qualquer look!

1- Lave o cabelo com frequência, mas não todos os dias:
A lavagem diária pode fazer com que o sebo cutâneo seja removido muito rapidamente, incentivando as glândulas sebáceas produzir mais óleo para compensar a perda. Se você tiver o cabelo naturalmente oleoso, é recomendado lavá-lo somente a cada 2 dias.

  • Procure um shampoo feito especialmente para esse tipo de cabelo,o melhor tipo é aquele que remove o excesso de óleo sem ressecar os fios. Pode levar algumas tentativas e erros para encontrar um realmente bom - peça conselhos ao seu cabeleireiro.
  • Use um shampoo clarificante uma vez por mês. Ele é projetado para remover qualquer acúmulo de gordura e produtos de cabelo. Não use, no entanto, todos os dias, pois ele pode remover todo a oleosidade do couro cabeludo, fazendo com que as glândulas reajam produzindo ainda mais óleo. Para a lavagem diária, use um shampoo suave.
2- Lave-o com água morna e, em seguida, feche a cutícula com água fria para adicionar brilho:
  • Não tente resolver o problema usando água quente, pois o seu couro cabeludo irá substituir imediatamente a oleosidade, tornando o seu cabelo gorduroso e até difícil de pentear.
  • Tente uma pequena quantidade de vinagre como um enxágue final. Comece com 1 colher de sopa para 240ml de água e siga ajustando a quantidade. O cheiro desparece à medida que o cabelo vai secando.
3- Tenha cuidado com os condicionadores:
  • Evite usá-los na raiz, pois esta parte do cabelo já está hidratada pelos óleos naturais produzidos poucas horas após a lavagem. Um condicionador é realmente feito para nutrir as pontas secas, por isso, tente manter a sua utilização apenas na metade inferior do seu cabelo.
  • Não use o condicionador em todas as lavagens. O ideal é usá-lo com menor frequência, uma vez por semana, para evitar o excesso de hidratação.
  • Se o seu cabelo embaraça facilmente, aplique um produto hidratante para deixar os fios sedosos; uma quantidade bem pequena de azeite funciona bem. Use apenas o suficiente para que as mãos fiquem ligeiramente brilhante, em seguida, aplique nos fios longe do couro cabeludo.
  • Se for muito oleoso, você pode não precisar de condicionador. No entanto, é melhor condicionar as pontas para evitar o ressecamento.
4- Seja exigente com os produtos de modelação que você usa:
  • Não use muito ou o cabelo se tornará pesado, o que contribui para acúmulo de resíduo. Fique longe de géis muito densos, pois eles dão um aspecto gorduroso, mesmo quando o cabelo está livre de gordura.
  • Tenha cuidado ao comprar produtos que dão brilho extra. Tais produtos podem deixar um "aspecto oleoso" em cabelos já gordurosos. 
5- Escove somente quando necessário:
  •  Escovar em excesso estimula as glândulas sebáceas, aumentando a produção de óleo.
6- Apare as pontas regularmente:

  • Isso ajudará a evitar danos nos fios e eles ganharão um aspecto mais grosso e mais forte.
  • Se você não aparar as pontas à tempo, você vai ter que cortar um pedaço maior mais tarde, já que a tendência de pontas quebradas é piorar!
8-Solução para quando não tiver tempo de lavar:
  • Você pode usar talco ou shampoo seco para melhor a aparência. Basta esfregá-lo nas raízes, mas tome cuidado para não colocar muito ou as pessoas irão notar o pó branco na sua cabeça! Tente pentear depois da aplicação ;)
9-  Ao usar o secador, afaste o cabelo da área da testa:
  • Sua testa pode ser uma zona de pele oleosa, então, manter os fios longe dela ajudará a evitar que eles não absorvam os óleos de sua pele.
  • Se você não quiser usar o secador, use grampos para manter o cabelo afastado do seu rosto enquanto ele seca naturalmente.
  • Alternativamente, você pode usar a parte da frente penteada para trás em um topete após ele ter secado. 
10- Não alise regularmente:
  • Alisar o cabelo pode realmente danificá-lo, tanto por meio de calor, quanto por processos químicos. O calor da prancha alisadora estimula as glândulas sebáceas, e uma vez que você vai estar tocando seu cabelo para endireitá-lo, você corre os risco de produzir mais gordura.
Agora é só seguir as dicas e se livrar desse mal, que nos assombra quase que diariamente. E vocês, meninas que adoram alisar o cabelo e querem aprender muito mais sobre isso, é só clicar nesse link aqui embaixo. É um curso muito bom, que esclarece muitas coisas sobre o assunto: clique aqui para saber mais. Lembrando que já falamos sobre esse assunto aqui no blog! Se perdeu é só clicar aqui!
Então é isso meninas, espero que tenham gostado! Um bom começo de semana e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário