Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Esmalte da Semana: Unhas saudáveis

Oláaa meninas, o post de hoje contêm algumas diquinhas de como manter suas unhas bonitas e saudáveis, e sobre a importância de deixarem elas "respirarem" de vez em quando. 

✩ Como é a unha saudável?

A unha saudável deve ter uma aparência rosada, nem espessa demais, nem muito fina, com a pontinha branca e translúcida. A superfície é lisa, regular e sem desfolhamentos.

Alguns problemas mais comuns:


Se identificou com algum desses problemas? Sem desespero! Para os casos mais simples, ingestão de certos alimentos (carnes vermelhas, castanhas do pará, feijão, couve, camarão, leite, gema de ovo, banana, ameixa...), vitaminas específicas, uso de creminhos nutritivos e até mesmo algumas bases fortalecedoras já são o suficiente para resolver ou amenizar a situação. Para casos mais graves, procure um especialista, ou dermatologista.

 Tirar as cutículas ou não? Eis a questão:

A cutícula tem como função proteger nossas unhas, evitando a entrada de fungos e bactérias, afinal nossas mãos são uma das principais vias de contaminação do nosso corpo. Sendo assim, o ideal é não removê-las. Aliás, esse hábito de retirar as cutículas é exclusivamente brasileiro, sabiam? Em qualquer lugar do mundo as cutículas são sempre preservadas. Aos poucos, as brasileiras também começam a aderir as técnicas para manter a cutícula discreta, hidratada, de forma que o acabamento continue bonito, sem precisar removê-las, apenas empurrando com a espátula. (Confesso que mesmo já tendo lido muito sobre os contras, continuo no time das que tiram qualquer mínima pelinha, fazer o que né! rs)

✩ Acetona ou Removedor de Esmaltes, tem diferença?

Unhas enfraquecidas, manchadas e mãos ressecadas podem ser um sinal de que você está retirando o esmalte da forma errada. Ou melhor, com o produto errado. Muita gente nem se dá conta se está usando acetona ou removedor de esmaltes, ou até se dá conta, mas acha que é tudo a mesma coisa, afinal, o importante é retirar o esmalte, certo? Errado! Acetona é extremamente prejudicial porque além de retirar o esmalte, também retira queratina das unhas, deixando-as ressecadas e frágeis. Já os removedores, não contêm acetona (ah vá) e ainda contêm elementos nutritivos em suas fórmulas. Então, sim, tem diferença! Ponto para os removedores, que além de retirarem o esmalte sem agredir tanto, ainda contêm vitaminas que ajudam a manter a unha hidratada.

✩ Deixe suas unhas respirarem...

Se você é como eu e tá sempre pintando as unhas, compra um esmalte novo e logo já quer experimentar, não aguenta ficar uma semana inteira com o mesmo esmalte, muito menos sem esmalte nenhum... muita calma nessa hora! O ideal é deixar as unhas livres de esmaltes sempre antes de pintá-las novamente. Nada de tirar um esmalte e já colocar outro logo em seguida, isso faz mal para a saúde das unhas! O que adianta colocar AQUELE esmalte ma-ra-vi-lho-so e no dia seguinte sua unha começar a quebrar? Não precisa passar 1 semana, apenas um ou dois dias já é o suficiente para que elas descansem. Nesse período, não utilize base ou extra-brilho, é pra deixar elaszinhas respirarem mesmo! Rs. O que você pode fazer é aproveitar esses dias para hidratar, fazendo uso de alguns creminhos enriquecidos com Queratina e/ou D-Pantenol (Procure na farmácia por Bepantol ou Bepantriz, são meus xodós, ótimos para hidratar as unhas e não deixar a cutícula ressecada).



Enfim, não existe fórmula mágica para as unhas crescerem rápido, mas essas pequenas coisinhas fazem toda a diferença para que cresçam, acima de tudo, saudáveis! Como viram, unhas frágeis demais ou com manchas podem representar algum tipo de alteração no seu organismo, ou até mesmo doenças, por isso é tão importante sempre atentar para elas. Alimentação saudável é essencial para o crescimento sadio das unhas! Por mais que você use cremes ou bases ultra vitaminadas, se não se alimentar corretamente, seu organismo sempre estará fraco e isso irá refletir na aparência de suas unhas.

É isso meninas, espero que tenham gostado das dicas, hoje não vai ter foto da Unha da Semana porque estou sem câmera, maass vou preparar um tutorial bacana pra semana que vem, então até lá! Beijos :*

Comentários
1 Comentários

Um comentário: