Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Madeixas: Cronograma capilar

Depois de falar de cortes, tinturas e escovas alisadoras, é hora de cuidar dos cabelos. 

Toda menina que se preze, sabe que hidratar o cabelo, ao menos de vez em quando, é quase obrigatório. 
O Cronograma Capilar (já explico o que é), vem se tornando uma forte tendência entre as blogueiras e, quem testou, aprova (inclusive eu)! Então, vamos às explicações:

O que é cronograma capilar?
É uma rotina de cuidados para os cabelos feita durante um mês, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Ele é perfeitamente adaptável a todos os tipos de cabelo e aos produtos que você tiver em casa. Quanto mais danificado estiver o cabelo, mais intenso será o cronograma.
Antes de iniciar o cronograma, é preciso conhecer as máscaras indicadas para cada tratamento.


HIDRATAÇÃO: Usam em sua formulação vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol, extrato de algas, proteínas hidrolisadas, ceramidas, cisteínas, creatina que repõe a água que o cabelo perde diariamente. As máscaras de hidratação promovem maleabilidade e sedosidade aos fios. Cabelos ressecados estão pedindo hidratação.

NUTRIÇÃO: A formulação dessas máscaras são a base de óleos ou manteigas. A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos.


RECONSTRUÇÃO: produtos que tem em sua formulação queratina, colágeno, arginina, proteínas da seja e ou soja. Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios.


Como organizar:
Seu cronograma dependerá do que o seu cabelo precisa. Em geral, deve-se fazer 3 vezes na semana, dando um intervalo mínimo de 48 horas entre os tratamentos. Não há contraindicação sobre os dias para lavar os cabelos. Se você lava os cabelos todos os dias, pode continuar com a sua rotina. O mesmo vale se você lava em dias intercalados, ou a cada dois dias.
Abaixo têm duas tabelas com rotinas para os diferentes tipo de necessidade dos seus cabelos. Vale lembrar que você monta a sua de acordo com o que seu cabelo precisa ;)

Para cabelos muito danificados e ou fragilizados recomenda-se o seguinte calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
2ª semana
Nutrição
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução
4ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
Se os cabelos estiverem pouco danificados pode-se seguir esta sugestão de calendário:
1ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
2ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Nutrição
Hidratação
4ª semana
Hidratação
Nutrição
Reconstrução

E para não perder o costume, aqui vão algumas dicas:
- Conheça as necessidades do seu cabelo. Isso é fundamental para um bom resultado.
- Não inicie o cronograma pela reconstrução. O cabelo precisa de hidratação e nutrição para que a reposição de massa seja efetiva. Também não faça reconstruções seguidas. O efeito pode ser um cabelo ainda mais danificado.
- Pode-se substituir nutrição por umectação com óleos vegetais.
- Cabelos cacheados podem ter resultados melhores com investimento maior em nutrição e ou umectação.
- Durante o processo, as necessidades dos cabelos podem mudar. Portanto, observar como o seu cabelo está ajudará a evitar sobrecargas de algum tratamento e defasagem de outros. Se o cabelo está com aspecto pesado, vale mais investir em hidratação. Se achar que o cabelo não precisa de reconstrução na semana, pode dar um intervalo maior.
- O cronograma pode ser feito quantas vezes você achar necessário. Se acha que duas vezes bastam, ok. Se só puder uma vez, capriche e tenha o seu cabelo lindo.
- Siga a recomendação de tempo indicada na embalagem. Use uma touca para proteger o cabelo e ajudar a penetração dos nutrientes no cabelo.
- Potencialize a máscara misturando ampolas específicas à quantidade que você irá usar naquele dia.


E aqui estão alguns cremes e óleos que usei no processo:

Moroccanoil e Elséve


Óleos

Então é isso, meninas! Espero que curtam as dicas e façam em casa. Depois, se quiserem, mandem recados falando se gostaram do resultado. E, quem quiser participar das outras colunas ou dar sugestões, é só nos mandar um e-mail para grazineves7@gmail.com! Um beijo e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário