Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

E começou a Copa das Confederações...

No principio, a Copa das Confederações era apenas um torneio realizado de dois em dois anos, ocorrido na Arábia Saudita. Era chamada até então de Copa Rei Fahd, e em 1992 contou com a participação de 4 países (Argentina, Arábia Saudita, Estados Unidos e Costa do Marfim). Já em 1997, também realizado na Arábia Saudita, o torneio passou a se chamar Copa FIFA das Confederações.

Nas edições de 1999 a 2005, a FIFA mudou o país sede a cada competição, porém, continuou a ser executada a cada dois anos, mas com o número de participantes passado para 8, a mesma quantidade atual. A partir de 2005, a FIFA resolveu aumentar a periodicidade para 4 anos, sempre um ano antes da Copa do Mundo. O país sede seria o mesmo que o da Copa, se tornando desta forma uma espécie de teste da capacidade de realizar a grande competição do futebol mundial. Este ano, o Brasil está sediando esta eletrizante competição, que teve inicio neste final de semana. 
O jogo de abertura aconteceu no sábado, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. A primeira partida foi disputada por Brasil e Japão. As duas seleções entraram em campo com suas estrelas, o Brasil com Neymar e o Japão com Keisuke Honda. A seleção canarinho começou com tudo, logo aos três minutos de jogo, Fred ajeitou no peito, mas não tinha ângulo para bater então passou para o camisa 10, que chutou e marcou. Neymar estava há nove jogos sem marcar. O Japão, como uma seleção organizada tecnicamente que é, não se deixou abater e tentava reagir sobre os seguidos erros da defesa brasileira, mas elas sempre paravam nas mãos do goleiro Júlio Cesar. 
No Segundo tempo, logo no início, Paulinho, num lance parecido com o de seu companheiro de time, marcou o segundo gol da seleção, isto aos dois minutos do segundo tempo. Mais uma vez, a seleção japonesa tentou reagir, colocando um atacante a mais, mas de nada adiantou. No finalzinho do jogo, o Brasil ampliou mais, com uma linda roubada de bola de Oscar, que deu um belo passe para Jô marcar. Final de jogo: Brasil 3 x Japão 0.

No Domingo, tiveram dois jogos marcantes: México x Itália e Espanha x Uruguai. O primeiro foi disputado no novíssimo Maracanã e contou com a presença de aproximadamente 71 mil torcedores. 
Uma das disputas mais difíceis dessa primeira fase... E não deixou nenhum torcedor arrependido de ter comparecido ao estádio. A seleção Azzurra começou com tudo, marcando bem a saída de bola da seleção Mexicana e o resultado disto foram 4 finalizações, em 10 minutos. O primeiro gol veio numa jogada de falta, sofrida pelo Mario Balotelli. Quem bateu foi Pirlo, camisa 21, que fez um golaço. Sete minutos depois, Giovane dos Santos, numa jogada de velocidade, acabou sofrendo pênalti de  Barzagli. Chicharito Hernández, que estava com uma atuação discreta até então, bateu e converteu, empatando, assim, o jogo. No segundo tempo, o México apareceu mais no ataque, mas acabou deixando seu meio de campo vulnerável, o que acabou ajudando a seleção italiana a continuar dominando o jogo. Quase na etapa final, o Super Mário brilhou, driblando dois jogadores mexicanos e dando um toquinho para o gol, 2 x 1 Itália, resultado final do jogo.

Já o jogo entre Espanha e Uruguai aconteceu na Arena Pernambuco. 
O favoritismo se concretizou, a Fúria, como é conhecida a seleção espanhola, anulou a Celeste. Com muitos toque de bola, enorme capacidade de envolvimento ofensivo e agilidade, a bruta seleção Espanhola marcou seus dois gols no primeiro tempo, com Pedro e Soldado. O goleiro espanhol também trabalhou um pouco, com os ataques uruguaios, mas nada que se convertesse em bola na rede. No segundo tempo, o domínio Espanhol caiu um pouco, mas mesmo assim, ainda era grande. Para descontar, Suárez fez um belo gol de falta, que pode-se dizer, foi mais por mérito dele do que da equipe enquanto conjunto. Mas faltou tempo para a reação, sendo assim, o jogo terminou em 2x1, com uma vitória da Espanha, que é uma das favoritas ao título. 

Esses foram só os primeiros jogos da Copa das Confederações, não deixem de acompanhar os próximos e torcer pela sua seleção predileta. E você, leitor (a) do blog, que quer participar e dar sua opinião, mande-nos um e-mail para: grazinevezes@gmail.com! Sua participação será bem vinda, estamos aguardando contado! Um super beijo e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário