Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Novo Código Florestal

Oi galera =)
O post de hoje é sobre a polêmica que está sendo formada envolta do novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados no fim do mês de abril por 274 votos contra 184. Dilma Rousseff tem até sexta (25) pra decidir se aprova o novo Código ou veta parcial ou integralmente o projeto.
O texto do novo Código desagradou ambientalistas (e não só eles). O governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, perante veto do Senado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir tópicos polêmicos e controversos, tais como a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).
Desde que o texto chegou à Casa Civil (no último dia 7), a presidente tem se reunido com a ministra do Meio Ambiente (Isabella Teixeira) e nos últimos dias 19 e 20, ministros ligados à área (Gleisi Hoffmann -Casa Civil-, Mendes Ribeiro -Agricultura-, Luiz Adams - Advocacia Geral da União- e Pepe Vargas -Desenvolvimento Agrário) estiveram no Palácio da Alvorada para discutir o assunto.
O veto presidencial pode ser por razões políticas (considerando que o projeto ou parte dele é contrário ao interesse nacional) ou jurídicas (sendo o texto inconstitucional). O veto é analisado pelo Congresso e, segundo a Agência Brasil, pode ser derrubado se houver maioria absoluta no Senado e na Câmara.
Nas redes sociais, o assunto já virou "bafafá" e muita gente, inclusive famosa, pede #VetaTudoDilma. E você, o que acha disso??
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Muito bom ver voce falando sobre um assunto como esses dando devida importância a este fato.
    Por incrível que pareça hoje mesmo eu estava lendo uma matéria que saiu no jornal O Globre sobre isso. O ministro do meio ambiente afirmou que a Dilma vetara de 12 a 14 artigos do novo código florestal.
    Ela nao pode vetar o código inteiro pois passara a valer o código atual que também apresenta uma serie de pontos ruins.
    Além do que, como você mesma falou, nao basta a presidente vetar pois precisa ter maioria absoluta no Senado. Nao se trata apenas de uma questão ambiental mas também política pois ela precisa arrumar uma maneira de agradar os dois lados e obter a maioria de que necessita para que o veto seja efetivado.
    Me amarrei no post de hoje, sou a favor de ter mais assuntos do gênero aqui.
    Beijo, pretinha!

    ResponderExcluir
  2. hehe =D
    nós e nossas coincidências, né?! deve ser tb pelo dia de hoje... ;) s7
    A ministra* eu li algo assim tb, mas não sabia que ela não podia vetar o novo código inteiro e tal!
    pois é... politicagem... mundo gira quase que entorno disso, né.
    é bom variar as vezes, aceito sugestões, vc sabe ;]
    beijo, amor... obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Veta tudo dilma!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. tb axo q naum pode aceitar essas novas regras, tem q vetar tudinho

    ResponderExcluir